04/04/2018 às 11:32:52
Trump quer colocar militares nas fronteiras com o Mexico






O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta terça (3) que quer colocar militares para vigiar a fronteira dos Estados Unidos com o México, até que o muro que prometeu ampliar entre os dois países seja erguido. "Temos leis muito ruins para a nossa fronteira", declarou. "Até que tenhamos um muro e segurança apropriados, vamos proteger nossas fronteiras com militares."

Trump não deu detalhes da medida nem disse quantos soldados seriam empregados no esforço. Mas informou que o governo e o Departamento de Defesa debatem o tema. Os EUA têm cerca de 3.000 km de fronteira com o México, sendo que um terço dessa extensão já tem algum tipo de barreira física. Parte do trecho onde Trump pretende construir o muro é inóspito, com desertos, reservas florestais, rios e penhascos.

A título de comparação, o Brasil tem quase 17 mil quilômetros de fronteira. Reportagem da Folha mostrou que o fluxo de imigrantes na fronteira com o México voltou a subir nos últimos seis meses. A maioria hoje entra pelo rio e não pelo deserto do Arizona, antes a principal porta para os EUA. Trump pretende aumentar as barreiras físicas na região, mas também se queixa das leis de imigração. "O Congresso precisa agir e criar leis poderosas, como há em outros países", declarou.